Você Sabe Quem Inventou o Sorvete?

Você Sabe Quem Inventou o Sorvete?

por | set 15, 2021

Quem inventou o sorvete?

Não há um nome certo para quem inventou o sorvete. O que se sabe sobre a história do sorvete é que há mais de 4 mil anos, na China, uma sobremesa feita de leite e arroz foi congelada na neve e a partir disso, ganhou os corações dos nobres da época. 

Mas não se engane, somente os mais favorecidos em termos de dinheiro tinham acesso ao sorvete. Isso porque o leite, um dos ingredientes básicos da sobremesa, era caríssimo e além disso, não havia como os pobres conservá-lo a baixa temperatura. 

Os nobres conseguiram este feito através de câmaras frias que conservavam a neve no subterrâneo, proporcionando a oportunidade de guardar o sorvete. 

Porém, há quem diga que quem inventou o sorvete foi o imperador romano, Nero, no século I. 

Isso porque o imperador gostava de consumir neve com cobertura de frutas. 

Já quando falamos a respeito de quem inventou o sorvete na Itália, por exemplo, terra dos gelatos, este feito fica por conta de Marco Polo que após uma viagem à China (em 1271), voltou com diversas polpas de fruta congeladas em sua bagagem. 

A história do sorvete na França começou bem depois, quando o cozinheiro de Catarina de Médici, apresentou a até então inacessível sobremesa, à corte da França. 

Somente em 1670, surgiu a primeira sorveteria francesa, na verdade era um café que também vendia sorvetes. O estabelecimento foi inaugurado por Francisco Procópio. 

Nos Estados Unidos, mais especificamente em Baltimore, quem inventou o sorvete foi o leiteiro Jacob Fussel. Foi ele quem instaurou a primeira fábrica de sorvetes americana, no ano de 1851. 

Em seguida, seu feito foi reproduzido em outros estados americanos como, Washington e Nova York.

Como podemos perceber, durante a história é possível observar quem inventou o sorvete e o aprimorou em cada país, se assim pudermos dizer. 

Após o primeiro estabelecimento que vendia sorvetes ser inaugurado em Paris, a sobremesa se tornou uma febre, com mais de 250 sorveterias espalhadas pelo país em menos de 6 anos.

Mas não pense que fazer sorvete era uma tarefa fácil. A evolução da história do sorvete foi a passos lentos. 

Naqueles tempos, as pessoas interessadas em fabricar a iguaria precisavam de muito esforço, visto que os ingredientes não eram acessíveis a todos e a tecnologia não era das mais avançadas. 

Não sabemos quem inventou o sorvete aqui no Brasil, mas o que se tem notícia é que em 1835, navios carregados de gelo desembarcaram no Rio de Janeiro. 

E então, dois comerciantes locais compraram uma boa quantidade de gelo e passaram a vender sorvete de frutas. 

A partir disso, a sobremesa gelada se popularizou por aqui também e assim começou a história do sorvete no Brasil.

Provavelmente, quem inventou o sorvete na China, praticamente por acidente, não fazia ideia do quanto esta sobremesa se tornaria popular ao redor do mundo. 

A história do sorvete no Brasil

Como você descobriu nos parágrafos anteriores, não havia tecnologias avançadas na época em que o sorvete foi inventado e no Brasil, não era diferente. 

Todo o gelo que os primeiros comerciantes do Rio de Janeiro compraram quando trouxeram a sobremesa para o Brasil não tinha um local adequado para ser guardado. 

O que se sabe é que todo o gelo ficou armazenado em locais no subsolo, envolto em serragem por aproximadamente cinco meses. 

A história do sorvete no Brasil, foi envolvida de muita animação e quebra de regras sociais. Isso porque as coisas não eram como hoje em dia, as sorveterias não eram como a Qimel Sorvetes Guarulhos e tinham tecnologia e espaço de armazenagem. 

Quando a sobremesa gelada ficava pronta, os comerciantes avisaram na cidade que era hora de consumir, caso as pessoas não consumissem no momento, não tinham como armazenar em perfeito estado. 

Toda essa movimentação causava frisson na cidade e as filas que se formavam à porta das sorveterias eram gigantes. 

Em relação a quebra de regras, isso se refere ao fato de que na época, as mulheres não podiam frequentar sorveterias, cafés ou bares. Entretanto, por conta da curiosidade para experimentar o sorvete, muitas se juntavam às longas filas. 

Era comum que os comerciantes pagassem para que fossem anunciados nos jornais o horário em que venderiam seus sorvetes. 

Desta forma, a notícia se espalhava e com a novidade, dificilmente o sorvete estragaria, a procura era realmente grande.

Somente em meados do século passado a história do sorvete ganhou novos capítulos. Isso se deu graças a instalação da primeira indústria sorveteira do Brasil, a U.S Harkson que ficava no Rio de Janeiro e distribuía sorvetes pelo país. 

Cremos que àquela altura, as pessoas não queriam mais saber quem inventou o sorvete, apenas queriam se deliciar com a sobremesa gelada que vem muito a calhar em um país tropical como o nosso. 

Com o passar dos anos e o aumento da tecnologia, novos sabores de sorvete foram surgindo. Mas os sabores de frutas como: manga, coco, caju e pitanga, foram criados por brasileiros. Afinal, nada mais tropical, não é mesmo? 

O Brasil está entre os países que mais consomem sorvete no mundo e não para menos. Com tantos sabores e opções, além do clima favorável, o que nos resta é aproveitar essas delícias. 

Na Qimel sorvetes Guarulhos, você encontra uma variedade de sabores e tamanhos de potes de sorvetes para implementar as vendas em seu comércio ou se refrescar com a família. 

Oferecemos sorvetes de massa e também de palitos, todos produzidos com qualidade, proporcionando experiências incrivelmente saborosas aos nossos clientes. 

Nutricionistas dizem que o sorvete pode ser considerado um alimento completo. Contém cálcio, proteínas, lipídios e ferro, além de outros ingredientes.

 Então neste calor, nada melhor que um sorvete para refrescar, não é?

A Qimel sorvetes Guarulhos faz parte da história do sorvete no Brasil e tem orgulho disso. 

Afinal, são mais de 20 anos de aperfeiçoamento para levar os sorvetes mais cremosos às casas das pessoas.Para conhecer nossos sabores, visite nosso site e peça seu sorvete pelo delivery.

Outras Postagens

Variedade de Sorvetes e picolés para Refrescar o seu Verão!

Variedade de Sorvetes e picolés para Refrescar o seu Verão!

Calor Combina com Sorvetes e Picolés, qual é o seu Preferido? Dezembro chegou com tudo e com ele a estação mais quente do ano, o verão. Com esse calor, nada melhor do que saborear sorvetes e picolés bem gelados, não é mesmo? Nesta época do ano, o consumo de sorvetes e...

ler mais
Conheça os principais produtos Qimel Sorvetes

Conheça os principais produtos Qimel Sorvetes

Conheça os Produtos Qimel l  Sorvetes de Pote e Massa O sorvete e o açaí são tendências de sobremesas que vieram para ficar e estampam o verão pois são amadas por todo mundo e é raro encontrar quem nunca tenha saboreado essas delícias. Os produtos Qimel, além de...

ler mais
Você sabe como o açaí é consumido no norte do Brasil?

Você sabe como o açaí é consumido no norte do Brasil?

Açaí l Da região Norte do Brasil para o mundo O açaí é uma iguaria que, atualmente, vem sendo muito consumida no Brasil, originária da região Norte. O fruto chegou de mansinho e ficou muito popular em todos os estados do Brasil. Ele veio do Amazonas e ganhou vários...

ler mais